sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Lagoa do Japiim



 A estação de tratamento de esgoto do Parque Lagoa do Japiim deverá ser alvo de um estudo detalhado por parte da empresa Águas do Amazonas para que possa finalmente funcionar dentro dos parâmetros adequados ao projeto de construção do logradouro público. A estimativa é de que o parque possa ser reaberto na próxima semana a população.


A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a concessionária foi definida nesta sexta-feira (08). A proposta é redimensionar a estação de tratamento e redirecionar as tubulações de esgoto das mais de 400 residências do entorno do parque.



O diretor-geral da Águas do Amazonas, Masato Tereda, informou que a empresa está realizando atualmente os estudos para a elaboração do Plano Diretor de Esgotos da cidade e que deverá incluir nele a questão da rede coletora da área do Japiim, especificamente das unidades residenciais instaladas nas proximidades do parque.



Uma das possibilidades levantadas pela Águas do Amazonas está a construção de uma rede coletora independente, o que inviabilizaria a estação de tratamento de esgoto ecológica do parque e influenciaria diretamente na redução do nível da lagoa, o que não seria satisfatório para o parque.



Outra alternativa seria a instalação do sistema de flotação (que consiste na separação de misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes). Adilson Cordeiro avaliou a possibilidade de repassar para a empresa Águas do Amazonas a manutenção da estação de tratamento.



A concessionária seria responsável por fazer o gerenciamento do sistema com a devida cobrança do serviço às unidades residenciais beneficiadas.


Projeto


Na próxima segunda-feira (11), ocorrerá uma nova reunião com representantes da Semmas e da empresa Valim, responsável pela execução do projeto da estação de tratamento do parque, para avaliação da estação de tratamento e das interligações existentes


 
Fonte: Portal Amazonia

Arquipelago de Anavilhanas




Estação Ecológica de Anavilhanas

Maior arquipélago fluvial do mundo, Anavilhanas, no estado do Amazonas, é formado por 400 ilhas, com centenas de lagos, rios, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais. Situado no rio Negro, o conjunto de ilhas é um paraíso para biólogos e ecologistas. O arquipélago está protegido pela legislação federal que criou a Estação Ecológica de Anavilhanas, com área de 350 mil hectares. De novembro a abril, período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas. Quando as águas baixam, as ilhas deixam à mostra praias e 90 quilômetros de canais que, como uma rede, entrecortam toda a região. Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio Negro.